Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Factores de localização industrial

Ir para baixo

Factores de localização industrial Empty Factores de localização industrial

Mensagem  petra Qui Mar 13, 2008 12:28 pm

Factores de localização industrial

- Transportes e vias de comunicaçãoÉ necessário que as matérias-primas cheguem à fábrica e é, também, fundamental que os produtos acabados cheguem aos mercados consumidores. As indústrias tendem, por isso, a localizar-se em áreas dotadas de boas vias de comunicação e onde existam transportes adequados, de modo a facilitar a recepção de matérias-primas e escoamento do que é produzido.
A importância destes e de outros factores é sempre ralativa, variando ao longo do tempo e com o tipo de indústria a localizar. é disto exemplo a perda prograssiva da importância do factor " energia " para a generalidade das empresas ou, mais recentemente, do factor " proximidade dos mercados " para as grandes empresas trasnacionais(*1), uma vez que hoje em dia, devido aos acordos de comércio internacional, os produtos atravessam as fronteiras sem grandes restrições.
Por outro lado, há factores que têm vindo a ganhar cada vez mais importância. É o caso dos transportes e vias de comunicação, uo de custo da mão-de-obra, que, devido à globalização da economia(*2), assumem actualmente um papel determinante.
*1 - empresas que operam em vários países.
*2 - processo de livre circulação de produtos e capitais a nível mundial.

- Capital

A aculmulação de capital, fruto da poupança, é fundamental para a realização de investimento. A maior parte das vezes são as instituições financeiras que disponibilizam esses recursos para o sector produtivo. Também por essa razão algumas indústrias tendem a localizar-se em áreas cujo acesso capital seja mais fácil.
petra

- Mão-de-obra
Algumas indústrias necessitam de mão-de-obra qualificada como, por exemplo, a electrónica, a relojaria, a óptica e a robótica. Este tipo de indústrias tende a localizar-se nas regiões mais desenvolvidas e próximo de centros universitários e de investigação.
Outras utilizam quantidades de mão-de-obra sem grande qualificação( mão-de-obra indiferenciada) como, por exemplo, a indústria têxtil. Estas localizam-se preferencialmente em áreas menos desenvolvidas e com uma população sem grandes qualificações académicas e profissionais.

- Energia
No início da Revolução Industrial, a principal fonte de energia era o carvão. Eram necessárias grande quantidades deste material e, devido ao seu peso e volume, o transporte era difícil e caro. Por isso, as indústrias localizavam-se junto das minas de carvão.
Com o aparecimento da energia eléctrica, de fácil transporte, este factor de localização perdeu, progressivamente, importância.

- Matéria-prima
Sempre que as industrias utilizam grandes quantidades de matéria-prima, em relação ao produto final, tendem a localizar-se junto dela. São disso exemplo as refinarias de açúcar e as indústrias de pasta de papel. Existem ainda indústrias cujas matérias-primas se estragam com facilidade e, por isso, necessitam de estar próximos delas. Tal sucede com as indústrias de conservas de vegetais, de frutas, de carne, de peixe, etc.

- Espaço
Até finais do século XIX, muitas industrias encontravam-se localizadas no interior das cidades. No entanto, a partir daquela altura começaram a sair para espaços mais amplos, existentes nas periferias dos centros urbanos, alguns dos quais, foram preparados para o efeito, como é o caso dos parques industrias*. A saída das industrias para as periferias está relacionada com o aumento do preço dos terrenos no interior das cidades, devido a uma grande procura por parte de outras actividades económicas, como, por exemplo, o comércio e os serviços.
Por outro lado começaram a existir no interior das cidades problemas de trânsito, dificultando a chegada das matérias-primas e escoamento dos produtos acabados.
Assim, se tiveremos em consideração o facto de as indústrias modernas serem, normalmente, unidades de grande dimensões, que necessitam de terrenos amplos, a baixo custo e com fáceis acessos, facilmente verificamos que as periferias urbanas, por reunirem estas condições, se tornam as áreas mais atractivas para a sua localização.

* Parques industriais- áreas de grandes extensões existentes na periferia das cidades, dotadas de infra-estruturas(esgotos, telecmounicações, estrads...) destinadas à instalação de unidades industrias.
petra
petra

Mensagens : 17
Data de inscrição : 22/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos