Factores de localização industrial

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Factores de localização industrial

Mensagem  petra em Qui Mar 13, 2008 10:28 am

Factores de localização industrial

- Transportes e vias de comunicaçãoÉ necessário que as matérias-primas cheguem à fábrica e é, também, fundamental que os produtos acabados cheguem aos mercados consumidores. As indústrias tendem, por isso, a localizar-se em áreas dotadas de boas vias de comunicação e onde existam transportes adequados, de modo a facilitar a recepção de matérias-primas e escoamento do que é produzido.
A importância destes e de outros factores é sempre ralativa, variando ao longo do tempo e com o tipo de indústria a localizar. é disto exemplo a perda prograssiva da importância do factor " energia " para a generalidade das empresas ou, mais recentemente, do factor " proximidade dos mercados " para as grandes empresas trasnacionais(*1), uma vez que hoje em dia, devido aos acordos de comércio internacional, os produtos atravessam as fronteiras sem grandes restrições.
Por outro lado, há factores que têm vindo a ganhar cada vez mais importância. É o caso dos transportes e vias de comunicação, uo de custo da mão-de-obra, que, devido à globalização da economia(*2), assumem actualmente um papel determinante.
*1 - empresas que operam em vários países.
*2 - processo de livre circulação de produtos e capitais a nível mundial.

- Capital

A aculmulação de capital, fruto da poupança, é fundamental para a realização de investimento. A maior parte das vezes são as instituições financeiras que disponibilizam esses recursos para o sector produtivo. Também por essa razão algumas indústrias tendem a localizar-se em áreas cujo acesso capital seja mais fácil.
petra

- Mão-de-obra
Algumas indústrias necessitam de mão-de-obra qualificada como, por exemplo, a electrónica, a relojaria, a óptica e a robótica. Este tipo de indústrias tende a localizar-se nas regiões mais desenvolvidas e próximo de centros universitários e de investigação.
Outras utilizam quantidades de mão-de-obra sem grande qualificação( mão-de-obra indiferenciada) como, por exemplo, a indústria têxtil. Estas localizam-se preferencialmente em áreas menos desenvolvidas e com uma população sem grandes qualificações académicas e profissionais.

- Energia
No início da Revolução Industrial, a principal fonte de energia era o carvão. Eram necessárias grande quantidades deste material e, devido ao seu peso e volume, o transporte era difícil e caro. Por isso, as indústrias localizavam-se junto das minas de carvão.
Com o aparecimento da energia eléctrica, de fácil transporte, este factor de localização perdeu, progressivamente, importância.

- Matéria-prima
Sempre que as industrias utilizam grandes quantidades de matéria-prima, em relação ao produto final, tendem a localizar-se junto dela. São disso exemplo as refinarias de açúcar e as indústrias de pasta de papel. Existem ainda indústrias cujas matérias-primas se estragam com facilidade e, por isso, necessitam de estar próximos delas. Tal sucede com as indústrias de conservas de vegetais, de frutas, de carne, de peixe, etc.

- Espaço
Até finais do século XIX, muitas industrias encontravam-se localizadas no interior das cidades. No entanto, a partir daquela altura começaram a sair para espaços mais amplos, existentes nas periferias dos centros urbanos, alguns dos quais, foram preparados para o efeito, como é o caso dos parques industrias*. A saída das industrias para as periferias está relacionada com o aumento do preço dos terrenos no interior das cidades, devido a uma grande procura por parte de outras actividades económicas, como, por exemplo, o comércio e os serviços.
Por outro lado começaram a existir no interior das cidades problemas de trânsito, dificultando a chegada das matérias-primas e escoamento dos produtos acabados.
Assim, se tiveremos em consideração o facto de as indústrias modernas serem, normalmente, unidades de grande dimensões, que necessitam de terrenos amplos, a baixo custo e com fáceis acessos, facilmente verificamos que as periferias urbanas, por reunirem estas condições, se tornam as áreas mais atractivas para a sua localização.

* Parques industriais- áreas de grandes extensões existentes na periferia das cidades, dotadas de infra-estruturas(esgotos, telecmounicações, estrads...) destinadas à instalação de unidades industrias.

petra

Mensagens: 17
Data de inscrição: 22/11/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum